Missão Cruls

Afinal o que é a Missão Cruls?

Essa é uma história que faz parte de outra história: a do surgimento de Brasília, a capital do Brasil que, por sua vez, deu origem a outras histórias. Quem foram os personagens que contribuíram para a capital tornar-se realidade?

Luiz Culs e os integrantes da Missão Cruls foram alguns deles.

A Comissão Exploradora do Planalto Central, muito conhecida como, Missão Cruls foi uma importante expedição ciêntífica que percorreu, pesquisou e demarcou o melhor local para a transferência da capital de acordo com o que estabelecia a 1a Contituição de 1891.

Chefiada pelo experiente astrônomo Luiz Cruls, os 22 pesquisadores da Comissão, deixaram o Rio de Janeiro rumo ao Brasil Central. A viagem, como se pode imaginar foi uma façanha. Durante dois anos, entre 1892 e 1893, percorram mais de quatro mil quilômetros, a maior parte deles em lombo de mula, abriram caminhos e fizeram  grandes descobertas, como a altura do Pico dos Pirineus e do Salto do Itiquira. No caminho,  nada de placas, as estrelas guiavam os desbravadores.

O resultado desta expedição foi um relatório minucioso da região, com aspectos geológicos, geográficos e climáticos, que determinou a demarcação do quadrilátero, mais tarde ficou conhecido como quadrilátero Crus, destinado à transferência da capital para o centro do país.

 

Relatório Cruls:  link para relatório Cruls

http://doc.brazilia.jor.br/HistDocs/Relatorios/1894cruls017intro.htm

 

62 Respostas para “Missão Cruls”

Acesse
Enquete

Você sabe o que foi a Missão Cruls?

Ver resultados

Loading ... Loading ...
Divulgação
Untitled Document Cartaz

Educação Patrimonial
Patrocínio
FAC